sexta-feira, 19 de julho de 2024

ARARIBÁ

 

Araribá
Fruto da Arara
Araribá é o nome popular de uma árvore da família Fabacea, nativa da Mata Atlântica.
Também conhecido como araribá rosa, aribá, araruva, ararauba, carijó, iriribá rosa, putumuju, tipiri.
A origem indígena Tupi, do nome desta Árvore talvez tenha inspiração no tom vermelho de seus frutos (araryba), que significa árvore da arara; de ara, arara; e ybá = yb, árvore; á, fruto = fruto de arara.
Entre os povos de língua inglesa, os araribás são conhecidos por árvores-porco-espinho ou porcupinetree, devido aos espinhos pontiagudos dos frutos.
O Araribá tem uma grande importância histórica e cultural no Brasil.
Os índios utilizavam a madeira dessa árvore para construir suas casas e objetos de uso diário, como arcos e flechas. Além disso, a árvore também era utilizada na medicina tradicional indígena.
O Araribá é uma árvore de grande porte, que pode chegar a até 30 metros de altura. Suas folhas são grandes e brilhantes, com uma coloração verde-escura. Já suas flores são pequenas e brancas, mas o que chama mesmo a atenção são seus frutos, que possuem um formato oval e uma cor vermelha intensa.
Típica em matas semidecíduas do interior de São Paulo e por causa do rápido crescimento e qualidade da madeira se torna promissora para silvicultura.
•É uma das madeiras mais resistentes e duráveis do mundo, sendo utilizada na construção de casas, móveis, instrumentos musicais e até mesmo navios;
Além de sua resistência, o araribá possui uma beleza única, com tons que variam do amarelo ao vermelho intenso; Infelizmente, a exploração desenfreada do araribá levou a sua quase extinção, tornando-se uma espécie ameaçada de extinção;
•Hoje em dia, existem projetos de reflorestamento e manejo sustentável do araribá, visando preservar essa espécie tão importante para a biodiversidade brasileira;
•Além disso, a utilização de produtos feitos com araribá certificado é uma forma de contribuir para a preservação da Mata Atlântica e da cultura brasileira.
•O uso sustentável do Araribá pode trazer diversos benefícios para a biodiversidade da Mata Atlântica. Essa árvore é importante para a manutenção da fauna local, pois seus frutos são consumidos por diversas espécies de animais, como aves e macacos.
•Usos medicinais e culinários deste tesouro natural Além dos benefícios para a biodiversidade, o Araribá também pode ser utilizado na medicina e na culinária. Seus frutos são ricos em vitamina C e podem ser consumidos in natura ou utilizados na produção de sucos e geleias.
•É um Inseticida natural a base da planta neem, e muito ficaz no controle de fungos e mofos.
•Que tal experimentar algumas receitas deliciosas com o Araribá? Uma opção é preparar um suco com os frutos da árvore. Basta bater os frutos no liquidificador com um pouco de água e açúcar a gosto.
Outra opção é utilizar as folhas do Araribá no preparo de chás medicinais. Basta ferver as folhas em água por alguns minutos e acrescentar mel ou limão a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário