Os "Homo Sapiens" não eram os únicos "humanos" a habitar a Terra numa época relativamente recente. Até há 11 500 anos, os "Sapiens" partilhavam o globo com pelo menos outra "espécie" humana. Não estamos a falar aqui de um "grupo étnico diferente", como os asiáticos, os negros, os brancos, etc. Estamos a referir-nos, antes, a uma "família humana" diferente, com o seu próprio ADN (embora totalmente compatível com o dos "Sapiens", uma vez que todos pertencemos à mesma linhagem).
Esta "família humana em falta" não tem, por enquanto, um verdadeiro nome. Os cientistas chamam-lhes "os Denisova", em homenagem à gruta onde as suas marcas foram encontradas pela primeira vez em 2010. Até ao momento, foram encontrados vestígios de material genético dos Denisova, o que nos permite ter uma vaga ideia de como eles poderiam ter sido. A imagem que vê neste texto é uma reconstituição de uma hipotética menina 'Denisova', tentando interpretar o ADN encontrado.
Ao realizar uma análise genética abrangente, os investigadores concluíram que os "Denisova" se tinham instalado no Sudeste Asiático, provavelmente no subcontinente desaparecido, conhecido como Sundaland (a atual Indonésia). No entanto, as suas marcas foram encontradas até na Espanha e na América Central. Isso significa que os "Denisova" eram marinheiros excepcionais. Para comparação, os "Sapiens ocidentais" (ou seja, os europeus) só conseguiram chegar às Américas em 1492 d.C. (para os ameríndios, é outra história, que abordaremos mais tarde). Parece que os Denisova, partindo do Sundaland (perto da Austrália), chegaram às Américas pelo menos 30 000 anos antes deles...
Apenas um detalhe. A data certa da extinção dos Denisova, há 11 500 anos, coincide estranhamente com a data em que Platão faz "desaparecer" os "atlantes", há 11 500 anos. Os sacerdotes egípcios que transmitiram essas informações a Platão sabiam algo que ignoramos sobre esses "primos", que foram, sem dúvida, os maiores navegadores de todos os tempos? Por que razão, tal como os neandertais 20 000 anos antes deles, os Denisova desapareceram da Terra, deixando-nos sozinhos?
O artigo continua no livro:
HOMO RELOADED - A história oculta dos últimos 75 000 anos
Pode encontrar uma cópia do livro neste link: (Em Francês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário