O povo de Haid Al Jazil, Dawan Valley, Iémen.
O povo de Haid Al-Jazil é sem dúvida um dos lugares mais singulares do mundo. Uma ilha no meio do deserto do Iêmen, uma paisagem surreal no distrito de Daw'an na governação de Hadhramaut. Os prédios de adobe da cidade são construídos sobre uma rocha gigante que domina o vale de Wadi Dawan.
As casas de Haid Al-Jazil erguem-se sobre um enorme bloco de pedra de 150 metros de altura e desfrutam de uma vista de 360 graus sobre o vale de Wadi Dawan, no meio do deserto, na Rota do Incenso.
Estas construções são formadas por marines com pisos de madeira que separam os diferentes andares. Embora possam parecer cabanas primitivas, elas são inovadoras, sofisticadas e capazes de resistir a estações de chuva graças a manutenção constante. As populações desenvolveram técnicas que tornam possível a construção de casas de até 11 andares.
O povo surreal, que remonta a mais de 500 anos e outrora habitado por algumas centenas de pessoas, está agora praticamente abandonado devido a anos de fortes chuvas, erosão e falta de manutenção regular que causaram a ruína de cerca de 70 por cento de suas casas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário