domingo, 26 de janeiro de 2025

ÚLTIMO REINÍCIO DA HUMANIDADE.


...

Cerca de 3.200 anos atrás, as civilizações do Mediterrâneo oriental, Norte da África e Oriente Próximo prosperaram por meio de intercâmbio cultural, comércio e diplomacia. Mas no século XII a.C., essas sociedades misteriosamente entraram em colapso, inaugurando um período de "idade das trevas" com estagnação social e cultural. Entre as civilizações afetadas estavam o Império Assírio, o Novo Reino do Egito, os Micênicos e os Minoicos. Este "reinício" da sociedade humana em geral é apenas o último conhecido.

...
Agora é uma certeza na comunidade científica que anteriormente, um cometa ou cometas de tamanho considerável estavam em rota de colisão com a Terra por volta de 10.794 a.C., cerca de 12.800 anos atrás. Perto da atmosfera da Terra, o enxame de cometas explodiu, causando uma enorme trilha de fragmentos de diferentes tamanhos. Eles atingiram o solo da Terra em pelo menos quatro continentes. O impacto teve um efeito duplo. Nas áreas onde os grandes meteoritos caíram, houve um efeito destrutivo típico de uma bomba de hidrogênio de vários megatons. O que quer que estivesse nas proximidades das várias áreas afetadas por esse tipo de impacto foi levado embora, pulverizado.
...
Houve também um segundo efeito colateral. Das áreas onde os impactos mais devastadores ocorreram, uma nuvem de poeira surgiu de tal forma que obscureceu a luz do sol por algum tempo, pelo menos em parte. De repente, tornou-se noite em quase todos os lugares. A temperatura já fria (a Última Era Glacial estava em andamento) caiu ainda mais abruptamente, mesmo nas poucas áreas poupadas pelo gelo. Embora os detalhes completos não sejam conhecidos, presume-se que algumas espécies de plantas morreram e, por sua vez, algumas espécies de herbívoros que se alimentavam dessas plantas morreram. Provavelmente, algumas espécies de carnívoros que se alimentavam desses herbívoros também seguiram seu destino, em um efeito em cadeia inexorável.
...
A morte dos herbívoros, por sua vez, contribuiu para um declínio na produção de metano biológico. O metano é um gás de efeito estufa menos presente que o dióxido de carbono, mas com capacidade de superaquecer a atmosfera até 21 vezes maior (alguns dizem até 80 vezes). Uma queda acentuada no metano biológico na atmosfera pode ter contribuído para uma queda ainda maior na temperatura. Um verdadeiro círculo vicioso foi criado, alimentando o frio. Esses fenômenos, então, criaram em grandes áreas da Terra uma pequena, mas intensa era do gelo, conhecida em nossos dias como o "Younger Dryas". Por causa de todos esses efeitos combinados, a população humana diminuiu drasticamente.
...
Que influência essas "reinicializações" cíclicas da história humana têm? Elas são completamente aleatórias? Elas podem acontecer novamente?
...
O artigo continua no livro:
HOMO RELOADED - A história oculta dos últimos 75.000 anos.

via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário